Instalação e configuração do Android SDK, ADT Plug-in e AVD

Para conseguir instalar o Android SDK, é necessário que o JDK (Java Development Kit) esteja previamente instalado e configurado. Por tanto, caso o mesmo não esteja, faça-o antes de prosseguir. Após a instalação, realize o download em suas versões mais recentes das seguintes ferramentas e instale-as: Android SDK e Eclipse IDE.

A instalação de ambos é bem simples, a primeira é bastante guiada e requer apenas que seja especificado a localização do JDK, enquanto que para a instalação do Eclipse basta que o mesmo seja descompactado em algum diretório informado.

Após a instalação, execute o Android SDK Manager e aceite os termos de compromisso marcando a opção Accept All. Em seguida clique em Install para instalar todos os pacotes referentes às versões do SDK, o que pode levar alguns minutos dependendo da velocidade da conexão.

 Ao instalar as versões da API do Android, para instalar o ADT Plug-in abra o Eclipse e siga para o menu Help, Install New Software… e em seguida clique em add. No campo Name, informe algo de sua preferência, sugiro algo como “ADT Plugin”. Como Location, preencha com a URL “https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/” e siga com a instalação. Após a conclusão, reinicie o Eclipse e vá para Window, Preferences, Android e informe o local de instalação do Android SDK conforme a imagem abaixo.

AVD (Android Virtual Device – Emulador)

Para configurar o emulador e testar as aplicações desenvolvidas, siga para Window,  AVD Manager e clique em New. Preencha as informações conforme a figura abaixo e clique em Create AVD.

  • Name: Pode ser utilizado qualquer nome, desde que não seja separado por espaços em branco.
  • Target: Plataforma alvo.  Implicará em qual versão do Android o emulador executará.
  • SD Card / Size: Tamanho da memória simulada do cartão de memória pelo emulador.
  • Skin / Build-in: modelo e resolução da tela do emulador.

Por fim, selecione o AVD criado e clique Start e em seguida em Launch para inciar e testar o emulador.

Anúncios

Sobre allysonjeronimo
Bacharel em Sistemas de Informação (FIP-SI), desenvolvedor de software com experiência em soluções mobile, desktop e web nas linguagens de programação Java, PHP e C#. Atualmente atua com o desenvolvimento de aplicações Web em Java e aplicações mobile para a plataforma Android na empresa Viggo Sistemas (Caicó-RN). Nas horas vagas trabalha em projetos de desenvolvimento de jogos utilizando o framework XNA.

One Response to Instalação e configuração do Android SDK, ADT Plug-in e AVD

  1. Robson says:

    Muito bom Allyson o tutorial inicial e vamos lá mãos obra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: